sábado, 10 de novembro de 2012

Cheesecake de Chocolate Branco e Morango

Hoje venho colocar a receita de um cheesecake que já fiz à algum tempo atrás. Mas este não é daqueles cheesecakes rápidos com folhas de gelatina que se vê muito por aí, este é baseado no cheesecake original e como qualquer bolo este vai ao forno. Retirei esta receita daqui.




Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixar no mínimo 24h no frigorífico antes de servir. Usar uma forma com fundo removível. Forrar com papel vegetal a base da forma. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Pré-aquecer o forno a 160º.

Ingredientes:



Base:
180g de bolachas digestivas
50g de manteiga derretida

Cheesecake:
600g de queijo creme tipo Philadelphia
200g de chocolate branco belga
100g de açúcar
4 ovos

Cobertura de morango:
250g de morangos
80g de açúcar
2 c. (sopa) de água
1/2 folha de gelatina
1 c. (sopa) de sumo de limão

Preparação:



Triturar as bolachas, misturar bem com a manteiga derretida até obter uma mistura areada e cobrir uniformemente o fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar 30 minutos no frigorífico.
Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas. Bater o queijo fresco com o açúcar. Juntar os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Para terminar adicionar o chocolate branco derretido e misturar bem. Verter na forma. Colocar um recipiente com água a ferver no forno para evitar que o cheesecake fenda e levar ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos a 160ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.
Demolhar meia folha de gelatina em água fria uns minutos. Levar os morangos ao lume com os restantes ingredientes e deixar ferver uns minutos até começar a ficar espesso. Retirar do lume, reservar uns morangos para a decoração, juntar a gelatina bem espremida e triturar tudo com a varinha mágica ou no liquidificador. Deixar arrefecer e verter por cima do cheesecake ao servir.


sábado, 7 de abril de 2012

Cupcakes de chocolate

Hoje decidi fazer uns docinhos para a Páscoa. Deixo-vos aqui com a receita para cupcakes de chocolate. Esta receita foi retirada daqui.



Ingredientes:

150 g de chocolate de culinária
90 g de manteiga ou Vaqueiro
3 ovos
100 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha com fermento

Preparação:

Pré-aquecer o forno nos 220º.
Derreter o chocolate com a manteiga (1 minuto no microondas na potência máxima).
Com a batedeira eléctrica, bater os ovos com o açúcar até ficar bem uniforme e cremoso.
Juntar a esta mistura a mistura de chocolate, continuando a bater.
Adicionar a farinha, envolver bem e encher as formas de papel, deixando uma pequena margem (encher um pouco mais de 3/4)
Cozer durante cerca de 10-15 minutos, consante o forno. A ideia é ficarem relativamente húmidos por dentro. Deixar arrefecer antes de cobrir.

Ganache de chocolate:
São precisos natas e chocolate de culinária na mesma proporção (usei 200g), um saco pasteleiro e uma boquilha frisada. Depois, é só derreter o chocolate partido em pedaços nas natas em ponto de fervura, misturar bem e reservar umas boas horas, até a consistência da ganache permitir fazer a decoração.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tartelettes de chantilly com frutos vermelhos

No fim de semana comprei umas novas formas, para fazer pequenas tartes, mais conhecidas como tartelettes. Decidi começar por uma muito simples que para além da massa apenas envolveu bater as natas em chantilly e adicionar frutos vermelhos. A massa também foi fácil pois foi feita na MFP.


Massa Quebrada (retirei daqui)
Ingredientes

70 g água
130 g manteiga
300 g farinha
1 colher de café de sal
1 colher de café de açúcar

Preparação
Retirar a cuba da máquina de fazer pão.
Colocar na cuba todos os ingredientes acima indicados por ordem.
Inserir a cuba na máquina de fazer pão, fechar a tampa e utilizar o programa “Massa".

Depois de terminado junta-se farinha se necessário até que descole das mãos e estica-se a massa. Vão se forrando as formas das tartelettes até terminar a massa (deu para 8 tartelettes). Leva-se ao forno a cerca de 180º por 20-25 min. Retiram-se e deixam-se esfriar.
Entretanto batem-se as natas com o açucar em chantilly. Depois da massa fria coloca-se o chantilly e decora-se com amoras e framboesas a gosto.

Coloca-se no frigorífico e servem-se frias.

Bom apetite!


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Croissants

Hoje queria fazer qualquer coisa, após uma pesquisa decidi experimentar fazer croissants. A receita tirei-a daqui, mas tive de fazer algumas alterações que menciono a seguir.


Ingredientes:

600g de farinha (usei cerca de 1Kg)
120g de açúcar
150g de margarina
1 pitada de baunilha em pó (usei essência de baunilha)
1 pitada de sal
3 ovos
40g de fermento do padeiro
leite
farinha para polvilhar
óleo (não precisei, usei tapete de silicone)
2 ovos batidos para pincelar (usei 1)

Preparação:

Numa tigela grande, colocar a farinha, o açúcar, a margarina, a baunilha, o sal e os ovos (coloquei no meu robot de cozinha com a peça especial para massas).

À parte, desfazer o fermento num pouco de leite morno e misturá-lo aos ingredientes anteriores.
Amassar tudo muito bem e retirar do robot, continuar a amassar com as mãos e ir adicionando mais leite aos poucos, até obter uma massa que se despegue das mãos. Aqui foi onde a receita deu asneiras, porque a massa estava muito húmida e ao adicionar leite foi ficando pior até que percebi que tinha era de adicionar farinha. Acabei por ter de compensar em farinha o excesso de leite, senão de outra forma não despegaria das mãos. Ao fim de algum tempo lá dei com a massa no ponto certo em que já despega das mãos.

Polvilhar a massa com farinha, tapar com um pano e deixar levedar até atingir o dobro do tamanho. Um truque é colocar dentro do forno e aquecer este até cerca de 40º, ajuda a massa a levedar mais rápido sem a cozinhar. Os meus não cresceram muito acho que pelo excesso de farinha, leite e tempo a amassar.
De seguida, esticar a massa com um rolo até obter cerca de 5mm de espessura e 10cm de largura. Corte triângulos dessa placa de massa e enrole-os. Para cortar usei o cortador de pizza, acabou por ser mesmo a ferramenta ideal.

Dispor os croissants sobre tabuleiros untados com óleo (eu coloquei sobre o tapete de silicone), com alguma distância entre si. Deixar levedar novamente até os croissants atingirem quase o dobro do volume.
Em seguida, pincelar os croissants cuidadosamente com ovo batido e levar ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

No final fiz a prova, a melhor parte. Apesar do contratempo ficaram muito bons, ficariam mais docinhos se não tivesse que colocar tanta farinha, mas mesmo assim ficaram uma delicia.

Se alguém decidir experimentar a receita, deixe o seu feedback, ia adorar saber como vos correu.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Biscoitos de canela

Desta vez decidi fazer estes deliciosos biscoitos de canela.


Já provei e ficaram deliciosos. Deixo aqui a receita tirada daqui.

Ingredientes

1 ovo
125 g de manteiga ou margarina
100 g de açúcar
300 g de farinha
Canela em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno nos 180º.
Misturar todos os ingredientes numa taça até se obter uma massa homogénea e moldável.
Noutra taça pequena ou prato de sopa, colocar duas a três colheres de sopa bem cheias de canela em pó.
Fazer bolinhas, passar cada uma delas pela canela e colocar num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal (eu achatei-as um pouco conforme referido no blog de onde tirei a receita, pressionando com o dedo indicador).
Levar ao forno cerca de 20 minutos.