Ingredientes:
600g de farinha (usei cerca de 1Kg)
120g de açúcar
150g de margarina
1 pitada de baunilha em pó (usei essência de baunilha)
1 pitada de sal
3 ovos
40g de fermento do padeiro
leite
farinha para polvilhar
óleo (não precisei, usei tapete de silicone)
2 ovos batidos para pincelar (usei 1)
Preparação:
Numa tigela grande, colocar a farinha, o açúcar, a margarina, a baunilha, o sal e os ovos (coloquei no meu robot de cozinha com a peça especial para massas).
Amassar tudo muito bem e retirar do robot, continuar a amassar com as mãos e ir adicionando mais leite aos poucos, até obter uma massa que se despegue das mãos. Aqui foi onde a receita deu asneiras, porque a massa estava muito húmida e ao adicionar leite foi ficando pior até que percebi que tinha era de adicionar farinha. Acabei por ter de compensar em farinha o excesso de leite, senão de outra forma não despegaria das mãos. Ao fim de algum tempo lá dei com a massa no ponto certo em que já despega das mãos.
Polvilhar a massa com farinha, tapar com um pano e deixar levedar até atingir o dobro do tamanho. Um truque é colocar dentro do forno e aquecer este até cerca de 40º, ajuda a massa a levedar mais rápido sem a cozinhar. Os meus não cresceram muito acho que pelo excesso de farinha, leite e tempo a amassar.
De seguida, esticar a massa com um rolo até obter cerca de 5mm de espessura e 10cm de largura. Corte triângulos dessa placa de massa e enrole-os. Para cortar usei o cortador de pizza, acabou por ser mesmo a ferramenta ideal.
Em seguida, pincelar os croissants cuidadosamente com ovo batido e levar ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
No final fiz a prova, a melhor parte. Apesar do contratempo ficaram muito bons, ficariam mais docinhos se não tivesse que colocar tanta farinha, mas mesmo assim ficaram uma delicia.
Se alguém decidir experimentar a receita, deixe o seu feedback, ia adorar saber como vos correu.
Sem comentários:
Enviar um comentário